Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Meu Pé de Laranja-Lima
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

LAURA – Thiago Valente conquista o Grande Prêmio Cinema Brasil

$
0
0

 

O cinema cearense tem em 2013 um ano de grande conquistas em termos de público e prêmios, tanto no curta quanto no longa-metragem. Com o curta Laura, o cearense Thiago Valente ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013

LAURA (2013), de Thiago Valente

LAURA (2013), de Thiago Valente

IRACEMA SALLES
Repórter do Caderno 3

O jovem cineasta cearense Thiago Valente tem uma definição bem particular para o cinema: É compartilhar histórias que quero contar e mostrar porque elas são importantes. As temáticas preferidas do cineasta são aquelas que envolvem pessoas e seus sentimentos, enfocando a mentira, no seu quinto trabalho, Laura, que lhe rendeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013, na categoria curta-metragem de ficção, em solenidade realizada na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O diretor reconhece se tratar de uma das mais importantes premiações do País, considerado o Oscar do cinema brasileiro. Entre os projetos de Thiago Valente, o primeiro longa, Lírio, cuja captação será iniciada no próximo ano. Assim, estará realizando o sonho de todo diretor. Fico feliz com o prêmio. É um reconhecimento do meu trabalho, responde com satisfação Thiago Valente, que faz questão de ressaltar o participação de sua equipe. E justifica: Cinema é um trabalho coletivo e que exige, além de estudo, paixão para tornar as histórias interessantes. Foi assim com Laura, que enfoca a mentira, ou seja, como as pessoas podem criar um mundo de aparências para fugir da realidade.

Thiago Valente

Thiago Valente

Gosto de falar sobre gente, sensações, diz, afirmando que o prêmio é apenas uma consequência pelo trabalho que realizei com amor e paixão. O filme foi vendido para o Canal Brasil, que começará a exibi-lo a partir do início de 2014, durante o período de um ano. Rodado na câmera Red One e finalizado em 2k, a obra já foi apresentada no Ceará, nos festivais de Canoa Quebrada e de Maracanaú. Foi um prazer participar, conta o diretor, que veio conferir as mostras.

No elenco de Laura figuram nomes como André Ramiro e Augusto Madeira (Tropa de Elite), Mariana Santos (Zorra Total), Rosana Dias (Escrito nas estrelas), Eduardo Dascar (Meu Pé de Laranja Lima), Andreia Rossi, Adriana Rabelo (O grande kilapy), entre outros. O filme conta ainda com a participação de Daniel Figueiredo (diretor musical da Rede Record da novela Pecado Mortal, vencedor do Grammy Latino 2004), responsável pela trilha original do filme, junto com Julio César.

A fotografia é assinada por Cesar Elias, que tem no currículo trabalhos em vários longas-metragens. Walter Goulart é o responsável pelo som direto de Laura, sendo considerado pioneiro da captação e engenharia de som no Brasil, tendo trabalhado em mais de cem filmes. Atua na cinematografia brasileira desde os anos 1960.

Projetos

Cheio de planos, Thiago Valente, que morou em Fortaleza até os 17 anos, encara a premiação como mais um degrau na escalada para chegar ao sonho de todo cineasta, fazer o seu longa. Laura percorreu o circuito de mais de 20 festivais, incluindo alguns fora do Brasil, como o de Toronto, no Canadá.

Os festivais funcionam como vitrines para os novos cineastas, uma vez que apesar da situação ter melhorado um pouco, ainda continua sendo difícil fazer cinema no País, reconhece. Existem filmes que nunca chegaram a ir para as salas de exibições e nem mesmo festivais. Considera a distribuição um dos principais entraves aos cineastas.

No momento, Thiago Valente, que é formado em Arquitetura, teatro, cinema e com passagens pelo circo, está realizando vários projetos. No fim do ano, inicia o seriado Mais vezes favela, como assistente de direção para o Multishow, onde trabalha atualmente. Conta que está em fase de captação para o longa-documentário Beth Carvalho- só o amor me ensina onde vou chegar, dividindo a direção com: Alexandre Avancini e Daniel Figueiredo. Não esconde o entusiasmo para começar a rodar, no início do próximo ano, o curta-metragem Acerto pela Três Tons Visuais. Assina texto, roteiro e direção. Além desses projetos na área da sétima arte, o artista atuará como assistente de direção do seriado Mais vezes favela, para o Multishow. Ainda como planos para 2014, a direção de mais três peças de teatro. E a volta aos palcos do espetáculo Jogos na hora da festa, com a atriz Carolina Bezerra.

Carreira

Cartaz de LAURA

Cartaz de LAURA

Thiago Valente saiu de Fortaleza para estudar. A primeira formação, na Universidade Santa Úrsula, foi em Arquitetura. Depois, fez cinema, teatro e a Escola Nacional de Circo. Começou a carreira atuando em peças de teatro e TV, com participação no seriado Malhação e na novela Pé na Jaca. Aos 23 anos, começa a dirigir. Hoje, dirijo mais do que atuo, diz. No começo, pensou que estivesse fugindo da carreira de ator, situação hoje resolvida. Gosto mais de dirigir do que atuar, confessa, tendo dirigido mais de 90 espetáculos.

No ano passado, dirigiu as peças Cidade dos lagos e Jogos na hora da festa. O artista escreve também e assina todos os roteiros dos seus filmes. Apesar de ser consciente da escolha profissional que fez, ao enveredar pelos caminhos do cinema, fala das dificuldades. Ainda é difícil fazer cinema no Brasil, diz, contrariando a tese defendida pelos criadores do Cinema Novo, que bastava uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. O diretor discorda dessa afirmação. As dificuldades começam desde a captação, passando pela distribuição. As grandes empresas não acreditam, revela o diretor, que admite fazer arte em geral, por amor. As dificuldades aumentam ainda mais quando o diretor quer fugir da comédia. Cinema para mim é uma necessidade de contar uma história importante para mim e compartilhar com os outros. Destaca também o desejo de levar as pessoas a pensarem sobre a sociedade na qual vivemos.

Muitas vezes, as aparências tomam o lugar da realidade. Nesse aspecto, o prêmio para Laura é uma forma de incentivar o cinema brasileiro e mostrar que ele é mais do que grandes comédias. O cineasta defende o cinema, mesmo que alguns achem que a sala escurinha está com os dias contados. Muitos apostam nas séries para Internet. Na contramão desse pensamento, ressalta o poder do cinema de transcender. Espero que nunca acabe.

Thiago Valente também dá aulas de teatro. No ano passado, trabalhou na Rede Record, participando da fase final da série José do Egito, como assistente de Alexandre Avancini. Esse ano, trabalhou no início da novela Pecado Mortal. Sobre influências diz não ter predileção apenas por um diretor, mas não esconde a admiração pelo cinema argentino.

Cada roteiro pede uma forma de contar a história, diz, afirmando ser necessário ter a humildade de perceber que a saída pode ser investir no simples. A cena fala por si.

Conheça o trailer de Laura.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

O post LAURA – Thiago Valente conquista o Grande Prêmio Cinema Brasil apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images





Latest Images